Wednesday 28 May 2014

CHICO BUARQUE & TOQUINHO


Chico & Toquinho in Rome, la città eterna. 
Paulinho Nogueira e Toquinho in 1964.

'Meu amor, olhe o horizonte / que eu vou partir para o fronte. / Guarde o meu capacete / com o lembrança minha / e lembre do seu cadete / p'ra não ficar sozinha'. 

Pode parecer mentira, mas este é o início de iê-iê-iê que Chico Buarque compôs, como Toquinho e Melquíades, um amigo seu. 'Foi tudo brincadeira.' diz Chico. 'Êsse Melquíades é gozador p'ra burro e nós fizemos a musica numa roda de amigos. A letra é dele, a música é metade minha, metade de Toquinho. Não sei como é que descobriram e até inventaram que eu tinha aderido ao iê-iê-iê. Já cansei de desmentir isso. Mas há um segundo iê-iê-iê que foi feito também nessa noite e no qual eu tenho uma participação mínima na letra. Os autores, tudo de gozação, é claro, são ainda Melquíades e Toquinho. A letra é horrível, música pior ainda. Fizemos tudo da pior maneira possível'.

Chico repete que não tem nada contra o iê-iê-iê. 'Evidentemente não é o meu gênero. Mas sou somente contrário à música mal feita. E esse iê-iê-iê que eu fiz foi muito mal feito. Pura gozação.'

Intervalo - 20 August 1967. Chico Buarque explains his supposedly adherence to Brazilian rock'n'roll which was known as 'iê-iê-iê' in the late 1960s.

Intervalo 23 Julho 1967.
biting nails till it gets to the quick...
Toquinho at his First Communion.
Toquinho & his partner & friend Vinicius de Moraes.

No comments:

Post a Comment