Monday, 16 September 2013

DAVE GORDON

June 1970 - Dave Gordon's album accompanied by Sao Paulo rock outfit The  Rebels.

O artista principal dessa gravação - Dave Gordon ou 'King Dave' - esconde sob essa nomenclatura artística aquela que recebeu na pia batismal, de Neville Gordon. Nascido na Guiana Britânica (British Guiana) no dia 13 de agosto de 1932, é tão grande de tamanho quanto em altura artística - 1 metro e 92 centímetros.

Fez seus primeiros estudos na Freeburg Church da England School em Georgetown e com apenas 10 anos de idade participou do Coral da Igreja Anglicana local. Com 19 anos ganhou um concurso de calouros, recebendo uma medalha de ouro e um contrato de 1 ano com a Radio de Georgetown, além de viajar pelo Caribe, recebendo o título de Mr. Caribe, como melhor cantor do Caribe. 

Em 1958, Dave formou The Four Lords, um conjunto vocal com Cy Manifold (* 27 April 1929 + 23 December 2008), Billy Moore and Johnny Bradford, partindo de Georgetown para o Brasil em excursão fazendo apresentações em Boa Vista, Recife, Salvador, Rio de Janeiro onde eles abriram o show de Sarah Vaughn na boite Fred's na Avenida Princesa Izabel em Copcabana. Em São Paulo se apresentaram na TV Record e restaurante Fasano. Voltando ao Rio ainda cantaram no Plaza, antes que cada membro seguisse seu próprio caminho, no entanto permanecendo a amizade.  

Passando a cantar solo, Dave viajou pela America Latina acompanhado por músicos brasileiros como Luiz Chaves, Sabá, Rubinho, Edson Machado e Fred Feld, um pianista yankee, que morava em um apartamento na rua Martins Fontes, perto do Djalma's na Praça Roosevelt, onde mantinha pinturas originais de Toulouse Lautrec e Van Gogh na parede.  

Dave participou até de um filme na Alemanha chamado 'The girl with the red hair'.

Dave casou-se com Denise Duran, irmã da famosa Dolores Duran e tiveram um casal de filhos, Izzy & Tony Gordon. Dave & Duran cantavam na boite Djalma's de Djalma Ferreira, sendo que Dave era acompanhado de Sabá (baixo), Milton (bateria) e Fred Feld ao piano, ao passo que Duran era acompanhada por Luiz Melo ao piano. Ambos excursionaram pelo Chile em 1961. 

Dave Gordon agradece a todos que participaram desse album: maestro Laércio, José Marino (Zelão) e Hermeto, além, é claro de The Rebels, famosos por suas temporadas no My-Love e Michel, além de aparecerem em filmes como 'Conceição' e 'Noites vazias'. 


1970 - Dave Gordon records 'The wonder of you' (made famous by Elvis Presley) and 'I want to go back to Bahia', made popular by Paulo Diniz.

P.S.: Dave Gordon has passsed away on 26 December 2016, in a Nursing Home in Sao Paulo where he'd been for some years after having been diagnosed with Alzheimer's disease. Dave left a daughter (Izzy Gordon) & son (Tony Gordon) plus many granddaughters, grandsons and at least one great-grand-son.  



Cy Manifold formerly from The Four Lords, like Dave Gordon lived in Brazil. 

10 comments:

  1. Um grande prazer ver esta bela biografia, aqui postada, daquele que carinhosamente vejo como um tio, por ter chegado ao Brasil junto com meu pai o cantor Cy Manifold, no talentoso grupo 'The Four Lords', vindos da Guiana Inglesa em 1958. Aprendi muito com cada um dos componentes, pois conheci a todos (Bily Moore, Dave Gordon, Johnny Bradford, meu pai Cy Manifold, não esquecendo o Maestro Reginald Simpson e Athye Bell, o pianista. Hoje dou continuidade ao trabalho deles e de meu pai Cy Manifold, graças a Deus e ao modelo deixado por cada um destes versáteis e excelentes artistas. Faço apresentações pelo Rio de Janeiro, por residir lá e shows também pelo Brasil afora em teatros, clubes e casas de espetáculo, sempre mencionando essa origem. Agradeço ao responsável por este post. Atenciosamente, Dover Manifold. PS: Assista vídeos no You Tube localizando-os por meu nome ou de meu pai. Contatos para shows também pelo Facebook, Dover Manifold. Muito Grato Carlus Maximus bem como ao Luiz Amorim por indicar-me.

    ReplyDelete
    Replies
    1. é uma honra ter você, Dover Manifold, aqui nesse blog. A biografia de King Dave ou Dave Gordon ainda está incompleta, e seguirei aumentando-a no futuro. Obrigado por ter dito os nomes completos de Billy Moore e Johnny Bradford. Desejo muito sucesso em suas apresentações individuais e sucesso na vida. Abraços!

      Delete
  2. Olá! Eu tive o prazer de conhecer o Maestro Simpson aqui na Baixada Santista.
    Inclusive cheguei a consertar um baixo Rickenbacker que ele tinha. Era um cara humilde, excelente músico e pessoa. Um grande abraço.

    ReplyDelete
  3. Glauco Fulco, obrigado pela visita e pelo comentário...

    ReplyDelete
  4. Carlus, tudo bem? Posso colaborar muito com a biografia de Dave Gordon. Sou escritora e autora de um livro que tem o depoimento sobre a vida de Dave. Depoimento dele mesmo. Além disso, há uma série de outros detalhes artísticos que podemos conversar, se houver interesse verdadeiro. Um abraço, MAG (11.3586.2484)

    ReplyDelete
  5. Carlus, tudo bem? Posso colaborar muito com a biografia de Dave Gordon. Sou escritora e autora de um livro que tem o depoimento sobre a vida de Dave. Depoimento dele mesmo. Além disso, há uma série de outros detalhes artísticos que podemos conversar, se houver interesse verdadeiro. Um abraço, MAG (11.3586.2484)

    ReplyDelete
  6. Olá, Maria Alice Guedes. Obrigado pela oferta, é sempre bem-vinda. Eu, na verdade não pretendi fazer uma biografia do Dave Gordon, pois eu sei que é extensa. Só sua DISCOGRAFIA é imensa... eu até comentava com a Denise Duran, ex-senhora Gordon, que gostaria de organizar a Discografia do Dave, mas como é muito trabalhoso, eu deixaria para mais tarde... não sei quando. Mas é bom saber da sua existência, em caso de eu precisar de mais informação. Escreva para meu e-address: mcarlus at gmail.com - no lugar da preposição 'at' v. coloca o simbolo de 'arroba'. Obrigado.

    ReplyDelete
  7. dave gordon faleceu em 26-12-2016.

    ReplyDelete
    Replies
    1. obrigado, Nando Godoy, pela informação...

      Delete