Friday, 20 May 2016

MENINA DE LOURDES 1963-1964

There was a short time circa 1963-1964 just before the advent of the so-called Jovem Guarda, when there was a series of singers - especially hailing from São Paulo - who achieved some popularity on radio & TV singing covers of European hits. Menina de Lourdes was one of them. Here's an article published by 'Revista do Radio' # 788 - 24 October 1964 in which they introduce Menina de Lourdes to the Carioca - people born or living in Rio de Janeiro.

Menina de Lourdes at home; reading an issue of 'Revista do Radio'.

Aconteceu no 28o. aniversário da Radio Nacional do Rio de Janeiro, fundada em 12 Setembro 1936: a cantora paulista Menina de Lourdes, estrela da Continental Discos apresentou-se no auditório da emissora e quando o público a aplaudiu, com entusiasmo, teve uma reação tipicamente emotiva: chorou! Para muitos o gesto foi surpreendente, mas a verdade é que a jovem de 23 anos completados apenas 10 dias antes, diante daquele público imenso, confirmava a si mesma que alcançara o grande sonho de sua vida: era, afinal, uma estrela. Numa fração de segundos Menina de Lourdes rememorou toda sua luta em busca do sucesso. O seu próprio nome era a certeza de que nascera em razão de um ideal: foi batizada assim porque seus genitores fizeram promessa e, atendidos, cumpriram integralmente. Um bom augúrio estava marcando a sua existência.

Infância? Menina de Lourdes relembrou os tempos de colégio, com a rigidez da matemática, a angustia do período de provas, a luta pela passagem de série, ao fim do ano. Depois, aquele dia que teve de trabalhar, a fim de garantir a própria sobrevivência. Menina-moça, gostava de cantar. E diziam todos que a ouviam: 'Por que é que ela não canto no Radio?' Vontade até que não lhe faltava. Mas, cadê a chance?

Sempre elegante e com charme, ela fez-se notada quando cantava numa festa. Alguém falou com alguém, numa promoção espontânea para a moça, que, além de sua figurinha atraente, cantava com ternura e carinho. Foi assim que um dia o Palmeira (Diogo Mulero), da Continental Discos, mandou chamá-la para um teste. Deu tudo certo e Menina de Lourdes gravou um compacto-simples. 'Terceira noite', versão de 'La terza luna', sucesso em italiano que Neil Sedaka levou ao 1o. posto na Italia. Para divulgar melhor a gravação, ela realizou temporada no Rio, apresentando-se por 2 semanas, nas radios e TVs cariocas. Não poderia ter recebido aplausos mais carinhosos e incentivadores.

Residindo em São Paulo, Menina de Lourdes está à espera de que surja seu príncipe-encantado verdadeiro, que fez apenas algumas ameaças de aparecimento, nada mais. Está feliz com a vida que Deus lhe deu e espera somente que se cumpra o vaticínio de sua amiga, divulgadora da Continental: 'Menina de Lourdes é cantora para deixar o público logo caidinho pela sua personalidade'.

Menina de Lourdes listens attentively to her stereo at home... 

the best selling singles as seen by Revista do Radio on 24 October 1964:

1. Deixa p'ra mim a culpa (Hechame a mi la culpa) - Agnaldo Rayol (Copacabana) 
2. Scrivi (Lady Love) - Rita Pavone (RCA)
3. Una lacrima sul viso - Bobby Solo (Ricordi-Chantecler)
4. Datemi un martello (If I had a hammer) - Rita Pavone (RCA)
5. Beijo gelado - Jose Augusto (Chantecler)

6. Diz que fui por ai - Paulo Marquez (Chantecler) 
7. Que queres tu de mim? - Altemar Dutra (Odeon)
8. Somos iguais - Altemar Dutra (Odeon)
9. É fácil ser feliz - Moacyr Franco (Copacabana)
10. O divorcio - Oslain Galvão (RGE) 

Ademar Dutra plugs a piece of news about Menina de Lourdes at 'Intervalo' - October 1964.
Menina de Lourdes usa esse encantador 'tubinho' em tecido primaveril (popeline, linho etc.) numa tonalidade fria que tanto pode ser azul-claro ou rosa-pálido. É um modelo simples com uma rosa delicada na gola. Os debruns devem ser em tonalidade diversa. Sapatos e bolsa, de Menina de Lourdes, em pelica, também clara, mas diferente da cor do vestido. Uma pulseira de prata finamente lavrada empresta um toque ainda mais sugestivo. (Revista do Rádio)

Menina de Lourdes Britto nasceu em 22 Setembro 1941, na cidade de Gália Paulista-SP, na região de Marília. Quando criança queria ser cantora e gostava de acompanhar a vida dos artistas pela ‘Revista do Rádio’ e ‘Radiolândia’.

Mudou-se com a família para São Paulo em 1954, com 13 anos. Menina foi realizando seu sonho, primeiro cantando com o conjunto Três Américas, logo em seguida foi crooner de Pedrinho & sua Orquestra, e depois do grande Enrico Simonetti.

Ainda não tinha gravado, e alguém sugeriu que ela procurasse a Continental. Ela ligou para lá e falou com o Palmeira (Diogo Mulero), mas esse disse que ela precisaria fazer um teste, e tal foi marcado. Poly, o grande guitarrista, acompanhou-a no teste, onde ela cantou ‘Amendoim torradinho’ ...’Meu bem, este teu corpo parece, do jeito que ele me aquece, um amendoim torradinho’.

Em 1962 gravou o bolero ‘Benzinho bonitinho'. Em 1963, finalmente consegue emplacar 'Coração de pedra' nas paradas de sucesso. 

No inicio de 1964, antes da invasão da música italiana, Menina gravou ‘Terceira noite’, versão do sucesso italiano de Neil Sedaka ‘La terza luna’.
Menina de Lourdes mostra seu cabelo 'bolo-de-noiva' bem ao gosto do ano 1964. 

Menina de Lourdes discografia 

78 rpms de Menina de Lourdes para a Continental:

A- Pisando mansinho (Francisco Di Pietro) (78-082-A) - samba
B- Eternos namorados (Orlando Domingues) (78-082-B) - bolero

A- Coração de pedra (Francisco Di Pietro) (78-223-A) - bolero
B- Por teu amor (Hermanos Garcia Segura-Valdir Santos) (78-223-B) - rumba

A- Terceira noite (La terza luna) (Migliacci-Luis Enriquez, v.: Paulo Augusto) (78-322-A) - rock-balada

"Terceira noite" (La terza luna) foi gravada originalmente por Neil Sedaka, para lançamento exclusivo na Itália chegando ao 2o. posto em Fevereiro de 1963. Menina gravou a versão para o português.
Hit Parade Italia del 23 Febbrario 1963
POS.
Prec.
TITOLO
INTERPRETE
1
1
La partita di pallone
Rita Pavone
2
2
La terza luna
Neil Sedaka
3
7
Uno per tutte
Tony Renis
4
6
Giovane giovane
Pino Donaggio
5
4
Chariot
Betty Curtis
6
3
Pregherò
Adriano Celentano
7
9
Come te non c'è nessuno
Rita Pavone
8
15
Amor mon amour my love
Claudio Villa
9
12
Chariot
Franck Pourcel
10
10
Addio mondo crudele
Peppino Di Capri

Compactos duplos e simples de Menina de Lourdes 


LD-33-723 (extended-play) - Menina de Lourdes com Elcio Alvarez e sua Orquestra

1. Terceira noite (La terza luna) Migliacci-Luis Enriquez; v.: Paulo Augusto)
2. Coração de pedra (Francisco Di Pietro)

1. Porque? (Francisco Di Pietro-Milton José)
2. Eternos namorados (Orlando Domingues)


compactos-simples
33-366
A- ‘Pinguinho de carinho’ (Muñequito) Yara Flores; versão: Palmeira
B- ‘Onde estás felicidade?’ – Caçula-Sebastião Aurélio

33-470
A- Receita p'ra ser feliz (Treat her right) - R. Head; v.: Milton Rodrigues)
B- Carta de amor (Rossini Pinto)

pela numeração o CS deve ser de 1964. Apesar de 'Pinguinho de carinho' ser lado A, eu me lembro da guarânia 'Ondes estás felicidade?' tocando no radio paulista na época.

Como muito bem lembrado pelo Leo, Menina de Lourdes também participou da Jovem Guarda, gravando, em 1966.
Menina de Lourdes ganha o pequeno Festival de Arujazinho, na cidade de Arujá-SP, localizada na região da Via Dutra. A platéia votou 'Coração de pedra' a melhor melodia, e Menina de Lourdes (Contintental) ganhou o prêmio de melhor interpretação feminina, ficando o prêmio masculino empatado entre Jair Rodrigues (Philips) e Hugo Santana (Continental). Ronnie Cord ficou com o prêmio de melhor interpretação internacional. A folclorista Ely Camargo e José Lopes, ambos da Chantecler, também participaram do certame.  Notícia da revista 'SP na TV' de 2 Dezembro 1963

No comments:

Post a Comment