Thursday 23 May 2013

Noriel Vilela e Raimundo José

Noriel Vilela de Arantes, ou Noriel Vilela, mas tratado de Nonô em casa, nasceu no Rio de Janeiro, bairro de Lins de Vasconcelos-DF. Foi torneiro mecânico na Cia. Propac. Começou no programa de calouros do Ary Barroso. Tinha 1,83 de altura sendo o baixo do conjunto vocal Nilo Amaro & Seus Cantores de Ébano, que gravou vários albuns para a Odeon, tendo levado 'Ô leva eu, sodade' (1961) e 'Uirapurú' (1963) ao 1o. lugar absoluto da parada de sucesso. 

Em 1968, Noriel gravou um compacto-simples para a Copacabana que foi direto para o 1o. lugar: 'Só o ôme', o que lhe deu notoriedade suficiente para gravar LPs, entre os quais 'Eis o ôme'!

Noriel faleceu em 1974, vitima de uma reação alérgica a anestesia que seu dentista lhe aplicou.  



Só o ôme

Ah, mô fio do jeito que suncê tá
só u ôme é que pode ti ajudá
ah, mô fio do jeito que suncê tá
só u ôme é que pode ti ajudá

Suncê compra um garrafa de marafo
marafo que eu vai dizê o nome
meia-noite, suncê na icruziada
distampa a garrafa e chama u ôme
u galo vai cantá, suncê escuta
rêia tudo no chão que tá na hora
e se guarda-noturno vem chegando
suncê óia p'a ele, que ele vai andando

Ah, mô fio do jeito que suncê tá
só u ôme é que pode ti ajudá
ah, mô fio do jeito que suncê tá
só u ôme é que pode ti ajudá

Eu estou ensinando isso a suncê
mas suncê num tem sido muito bão
tem sido mau fio, mau marido
inda puxa-saco di patrão
Fez candonga di cumpanheiro seu
ele botou feitiço em suncê
agora só u ôme à meia-noite
é que seu caso pode resolvê.


canta: Noriel Vilela
musica e letra: Edenal Rodrigues




SANTO FORTE 

Não mexe comigo que eu ponho o seu nome lá no meu terreiro
eu sou macumbeiro, le rê, eu sou macumbeiro, le rê

Mas não mexe comigo que eu ponho o seu nome lá no meu terreiro
eu sou macumbeiro, le rê, eu sou macumbeiro, le rê

Meu santo é muito forte
caboclo do norte que só faz o bem
só quer ajudar, não faz mal p'ra ninguém
é flexa encarnada, a mãe santa me deu

Mas não mexe comigo
não fica zombando, dizendo que é papo
que amarro seu nome na boca do sapo
você nunca mais vai zombar de ninguém, le rê.


canta: Raimundo José 
musica e letra: Claudio Fontana e Tião da Vila





Raymundo José adolescente em B.H. 

No comments:

Post a Comment