Saturday 27 July 2013

'Das Rosas...' Dorival Caymmi - 1964




article printed on 'Jornal do Brasil' in 1964, written by João Luiz de Albuquerque

AS ROSAS DE CAYMMI FLORESCEM NOS U.S.A.

texto e foto de João Luiz de Albuquerque

Los Angeles - Nos Estados Unidos, o Andy Williams Show, apresentado todas as 2as. feiras em cadeia nacional e preparado por sua própria equipe de técnicos, é mais do que apenas um espetáculo de televisão, é uma consagração, marco de sucesso para todos os que apresenta.

E quando Dorival Caymmi entrou no Studio 4 empunhando o seu violão e acompanhado por Tom Jobim, ninguém teve dúvidas de que o bahiano era bom mesmo.

Escondido em seu sítio, o Maracangalha, misteriosamente localizado num lugar secreto na Rio-Petrópolis, Caymmi recebeu a notícia de que iria aos Estados Unidos. Portador da boa nova, seu filho caçula, Danilo, chegou ao sitio dizendo que Aloysio de Oliveira, Ray Gilbert e uma curriola haviam aparecido lá em casa empunhando recortes de jornais americanos que colocavam o 'Das Rosas' na parada de sucessos, e que não havia jeito, Caymmi teria que ir, a turma estava disposta a leva-lo no peito.

Não foi preciso; tão cedo quanto possivel ele embarcava para os Estados Unidos com um visto temporário válido por 2 semanas que lhe permitia trabalhar sem necessidade de cartão verde (green card) de imigrante.
Houve 2 ensaios antes da gravação do programa diante de um auditório cheio. Para a abertura, Andy Williams aprendeu a dizer 'boa noite' e Caymmi treinou 'good evening'. 'Das Rosas' seria o 1o. número, cantado por Caymmi em português, em seguida por Andy em inglês, na versão feita por Ray Gilbert e finalmente pelos dois juntos nas duas linguas.

A música havia chegado aos USA pelas mãos de Tom, e imediatamente gravada por Andy e apresentada no seu programa. Duas semanas depois já ocupava o 50o. lugar na parada de sucessos da Variety. Logo a Columbia informou Andy de que a musica, agora em 35o. lugar estaria na semana proxima entre o 15o. e 12o. Daí p'ra frente nenhuma previsão podia ser feita.

Atualmente o sucesso de Caymmi em Los Angeles é total. Músicos e compositores vão à casa de Tom para conhecê-lo, e antes mesmo do programa de ir ao ar ele havia sido convidado para se apresentar no King's Family na ABC. Astrud apresentou 'Das Rosas' no Danny Kay Show, e a música foi também interpretada no Shindig, programa para adolescentes em cadeia nacional.

O bom bahiano parece não se espantar com tanto rebuliço. Na verdade, garante que importante mesmo se sentia nos velhos tempos, quando os americanos cantavam suas músicas apresentadas por Carmen Miranda. Mas reconhece, com alguma tristeza, que deve ser efeito da idade.

'Das Rosas' que agora, pronta, parece ter surgido súbita e fácil, custou muito a nascer.  Em março de 1964, Caimmy estava fazendo um programa em memória de Ary Barroso na TV Rio, quando chamou Tom Jobim, levou-o até a varanda da emissora que dá para a praia, abraçou o violão e fez ali para o amigo a primeira audição. O tema estava com ele há muito tempo sem nunca conseguir ser acabado lá deixando para quando 'tivesse uma ideia mais feliz'. Um dia recebeu a notícia de que o pai estava muito enfêrmo na Bahia. Foi para lá. O pai recuperou-se. E enquanto brincava com a empregada dele, a Rosa, ia brincando também com o violão. No fim da convalescença, 'Das Rosas' estava pronta.

Gravada na Elenco pelo produtor Aloysio de Oliveira sucesso no show do Zum Zum, a musica partiu para os Estados Unidos, levada por Tom, seu primeiro ouvinte e lá ficou.

Quando terminar os compromissos em Los Angeles, Caymmi deverá ir a New York, 'ver as coisas importantes de lá e espiar a Feira' (1964's NY World's Fair). Depois a volta ao Rio, porque, como ele diz, 'Vim aqui para dar o meu recado e nao para iniciar uma outra carreira.' 




Vic Damone also recorded 'And Roses And Roses' in 1965 for Warner Bros.

No comments:

Post a Comment